Pensando em criar arte digital e não sabe como, sugiro que utilize o Processing.
Afinal o que é Processing?
Processing é uma linguagem de programação de código aberto e ambiente de desenvolvimento integrado (IDE), construído para as artes eletrônicas e comunidades de projetos visuais com o objetivo de ensinar noções básicas de programação de computador em um contexto visual e para servir como base para cadernos eletrônicos. O projeto foi iniciado em 2001 por Casey Reas e Ben Fry, ambos ex-membros do Grupo de Computação do MIT Media Lab. Um dos objetivos do Processing é atuar como uma ferramenta para não-programadores iniciados com a programação, através da satisfação imediata com um retorno visual. A linguagem tem por base as capacidades gráficas da linguagem de programação Java, simplificando características e criar alguns novos. Atualmente, existem dezenas de milhares de estudantes , artistas, designers , pesquisadores e amadores que usam Processing para a aprendizagem , criação de protótipos e produção.
Na pagina web oficial do Processing https://processing.org/ há uma variedade de tutorias e exemplos básicos para iniciantes. Também é possível fazer o download da IDE na guia download da pagina, ou então se preferir click aqui e faça o download, depois é só descompactar e executar o arquivo "Processing.exe".
As funções mais utilizadas no seu codigo fonte são:
As funções mais utilizadas no seu codigo fonte são:
- void setup() - define as configurações iniciais da tela de execução como: tamanho da tela, cor do fundo, etc;
- void draw() - é função principal onde deve conter a parte do código responsável pela exibição na tela de execução;
No vídeo abaixo um exemplo básico de arte digital criado com Processing. Neste exemplo foi criado oito quadrados que mudam de cor a cada dois segundos .
Código fonte do exemplo mostrado no vídeo: Click aqui
Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário